domingo, 18 de maio de 2008

Morre Zélia Gattai



A escritora Zélia Gattai, 91 anos, morreu, ontem ás 16h30,(17), vítima de parada cardio-respiratória. Zélia estava internada há 31 dias no Hospital da Bahia em Salvador, onde chegou com quadro de insuficiência renal.
Zélia Gattai e Jorge Amado foram casados durante 56 anos. Jorge Amado costumava dizer que, quando conheceu Zélia Gattai, “arriou a bandeira e pediu paz.” Zélia também sempre fazia questão, nas entrevistas, de destacar o amor pelo escritor baiano.
Gattai foi a quinta mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras. No ano de 2001, ela sucedeu o escritor baiano na cadeira número 23, após sua morte no mesmo ano, aos 88 anos
A obra literária de Zélia Gattai é formada por dez livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance, alguns traduzidos para o francês, italiano, espanhol, alemão e russo. Foi homenageada no Brasil e no exterior.
Sua narrativa simples e sensível cativa um público diversificado, de todas as idades. Também, pudera. As primeiras indicações sobre como escrever vieram do próprio marido.
Saudades eterna...


Daiane Paz

Um comentário:

Anônimo disse...

Feliz por receber a visita de uma baiana em meu blog, uma baiana de texto belo, leve e sensível.
Obrigado.