terça-feira, 4 de novembro de 2008

A origem da festa

A exata origem do Carnaval é desconhecida. E existem dúvidas sobre a data de sua chegada ao Brasil. Uma coisa é certa: a festa celebra a alegria nos dias que antecedem o início da Quaresma.
Baco é o deus da luxúria, da volúpia e do vinho.
Alguns pesquisadores acreditam que a origem do Carnaval esteja nas antigas festas em homenagem a essa divindade. A representação acima, do pintor italiano Caravaggio, é de 1565.

Festas pagãs milenares

Quando se pensa na história do Carnaval, a primeira imagem que vem à mente é daquelas festas italianas renascentistas, com homens e mulheres mascarados, bem ao estilo Commedia dell'Art– tradição que se mantém até hoje em cidades como Veneza.
Os historiadores, no entanto, acreditam que a origem da festa seja muito mais antiga, remontando há cerca de 10 mil a.C. O que comemoramos hoje provavelmente é o resquício de festas profanas da Antiguidade, realizadas na época da colheita.
No Antigo Egito, aconteciam alegres festejos em devoção a Osíris. Na Grécia, as dionisíacas em louvor a Dionísio – o deus do vinho, chamado Baco pelos romanos – sempre acabavam em bebedeiras, dança e luxúria.

Daiane Paz

Nenhum comentário: