segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Exercícios, calma e organização podem ser os segredos da longevidade

Um estudo do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos EUA, sugere que homens e mulheres que são fisicamente ativos, emocionalmente calmos e organizados vivem mais do que as pessoas com traços de personalidades menos positivos, como ansiedade, raiva e medo.
Com duração de 50 anos, o estudo avaliou 2359 pessoas saudáveis que, no ano de 1958, quando os primeiros dados foram coletados, tinham de 17 a 98 anos de idade.
E os resultados indicaram que pessoas que apresentavam melhores pontuações nas medidas dos níveis de atividade física, de estabilidade emocional ou consciência viviam, em média, dois ou três anos a mais do que aqueles com piores avaliações.
Entre aqueles que morreram de doenças cardiovasculares, os indicadores mais importantes foram a ansiedade, a depressão e a raiva.
Porém, não da para descuidar da alimentação, faz parte de uma vida saudável uma alimentação de qualidade.




Daiane Paz

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Amamentar pode proteger contra câncer de mama

Alguns tipos de câncer de mama parecem ser mais raros entre as mulheres que amamentaram seus filhos por pelo menos seis meses, segundo estudo publicado na revista especializada “Cancer”.
Pesquisadores americanos avaliaram cerca de 2,5 mil mulheres com idade entre 55 e 79 anos, entre as quais 1140 que já haviam apresentado câncer de mama.
E descobriram que amamentar por pelo menos seis meses é mais eficaz na proteção contra o câncer de mama triplo-negativo, que seria duas vezes mais comum em mulheres que não amamentaram.
Os resultados também mostraram que o câncer sensível ao estrogênio era 20% menos comum entre as mulheres que amamentavam por seis meses ou mais. Ainda não estão claras as razões, e os autores destacam que um estudo observacional, como esse, não prova a relação causa-efeito.


Daiane Paz